Imagem capa - Depois de casar: Arrumando o APERTAmento por Vítor Toscano

Depois de casar: Arrumando o APERTAmento


Olá gente! Pra quem não me conhece eu sou Geovanna Reis (ou a Geo, como os que me conhecem só me chamam assim) Arquiteta e Especialista em Iluminação de Interiores e a mente criativa por trás da Yellow Party Decoração Criativa! Eu fui convidada para escrever no blog do Vítor Toscano e falar um pouco sobre arquitetura, decoração de interiores e claro, decoração de casamento!

Hoje vamos começar falando sobre um tema bem comum na nossa realidade de vida, que são os apartamentos com metragens cada vez menores! Eles estão cada vez mais presentes no nosso cenário atual e um dos motivos disso é justamente o nosso estilo de vida quem vem mudado de um tempo pra cá. Além do grande volume de pessoas migrando para as grandes cidades, combinada a falta de espaço para a construção, as famílias estão cada vez menores e permanecem cada vez menos dentro de casa. Fora o fato de que quanto menor os apartamentos, maior a economia na hora das compras e contas, sem falar no menor tempo de limpeza e praticidade na hora da manutenção do imóvel de uma maneira geral. 

É compreensível de se imaginar a vida nesses imóveis sendo de uma maneira desconfortável e de poucos luxos, mas pensando nisso, eu separei algumas dicas que eu acho essenciais na hora do planejamento e execução para os seu pequeno espaço, pois cada centímetro tem que ser aproveitado da melhor maneira possível, não é mesmo?

             .  Integração: É a peça chave Com os apartamentos de área mínima cada vez menores, quando excluímos as paredes, ganhamos a sensação de um espaço maior! Seja numa cozinha americana ou num quarto integrado a sala, o importante é fazer com que o ambiente fique amplo!


            .  Marcenaria Inteligente: Pode parecer uma solução um pouco onerosa, mas quando colocamos na ponta do lápis é a melhor solução! Armários do chão ao teto, aproveitar aquele cantinho que teoricamente “não serve para nada” é a melhor solução quando se tem um espaço muito reduzido!


             .  Criar espaço onde não existe espaço: Aquela viga que é um pouco mais saltada pode virar uma estante de livros ou uma sapateira modular. Na cozinha, nichos embutidos na parede que pode servir como porta temperos ou armários para pequenos utensílios!


            .  Use e abuse da iluminação: Nada de um só ponto de luz para o cômodo, é importante você ter vários pontos focais espalhados pelo ambiente iluminando cada cantinho! Porém, temos que tomar muito cuidado com as “pontuais direcionadas” para não afetar no conforto do ambiente, ok?



             .  Estudo das cores: Já é de conhecimento comum que as cores claras deixam os ambientes amplos, mas isso não significa que todo o seu apartamento tenha que ser em tons neutros ou beges. Um bom estudo de cores dá profundidade aos espaços, seja em uma parede, teto (CUIDADO, cores escuras tendem a dar impressão de achatamento) ou até mesmo piso, e no caso de espaços integrados, ajuda a delimitá-los sem criar barreiras físicas!


           .  Aproveitar cada canto como se fosse o último: Cama baú, puff baú, cantos giratórios em armários na cozinha e principalmente, utilizar todos os espaços verticais com prateleiras ou nichos, pois além de ajudar vocês na arrumação dos espaços, podemos aproveitá-las para decoração!


        



           .  Espelho-espelho meu: Esse é o recurso mais utilizado por todos decoradores de ambientes para dar a sensação de amplitude tão desejada aos pequenos espaços. Seja espelhos do chão ao teto, nas portas dos armários ou até pequenas unidades montadas como um mosaico, eles fazem milagres, literalmente! Agora cuidado, pois usados em excesso e principalmente, um em frente ao outro, pode dar uma sensação de “casa dos espelhos”, prejudicando o senso de localização do ambiente.



        .  Utensílios ou decoração? Isso é válido principalmente para as cozinhas! Sabe aquela coleção de canecas lindas que você tem em casa? Que tal expor-las em ganchos na parede? No quarto, podemos fazer uma parede de colares e pulseiras naquele cantinho entre a janela e o canto da parede!


           .  Portas de correr: Usadas principalmente no mobiliário projetado para abolir aquele espaço extra que você precisa para abri-las, elas também podem ser utilizadas nos cômodos, especialmente se vocês integrá-los, mas querer manter a privacidade em algumas horas!




         .  Aproveitamento das varandas




        .  Contrate um profissional capacitado: Deixei para último o que eu acho mais importante, que é a contratação de um profissional! Você pode pensar que não fazendo isso vai economizar um monte, mas o barato muitas vezes acaba saindo caro. O profissional específico vai te direcionar para os melhores fornecedores, além de ajudar com soluções que teoricamente são simples, mas quando é botada em prática, podem render grandes dores de cabeça!


Dito isso, podemos afirmar que viver em um apartamento reduzido significa ter que encontrar soluções que permitam tirar o máximo de proveito de cada cantinho! Além da usabilidade e conforto do ambiente, devemos levar em consideração principalmente o seu gosto e estilo pessoal, isso deve vir primeiro do que qualquer tipo de modismo que diz respeito a uma época! A casa é sua e você deve se sentir à vontade!


Espero que tenham gostado das minhas pinceladas sobre pequenos espaços e como aproveita-los da melhor maneira e nos vemos na próxima!


Arquiteta Geovanna Reis
(84) 9.9173.1215
http://yellowparty.com.br/
………………………………………………..

Serendipity House - Espaço Colaborativo
(84) 3345.5641
Av. Marechal Floriano Peixoto, 254 - Petrópolis