Imagem capa - Como montar seu cortejo de casamento por Vítor Toscano
Cerimonial/Acessoria

Como montar seu cortejo de casamento

Que prazer vir mais uma vez aqui no Blog do querido Vitor Toscano, e dessa vez pra falar de um tema que gostamos tanto. 


Sou Jacy Braz, cerimonialista, life coach e sócia na M&J Cerimonial e Eventos. Uma empresa que se orgulha, e muito, de cada um de seus clientes e se caracteriza por respeitar 100% os desejos e as características dos nossos casais. Sempre buscamos orientá-los da melhor maneira, sem abrir mão dos objetivos do casal.


Essas características peculiares e específicas, também devem ser respeitadas na hora de montar seu cortejo de casamento, ou seja, para as entradas daquelas pessoas super queridas na cerimônia de vocês. 


Já realizamos cortejos de diferentes tipos e sequências. Por aqui, a noiva já entrou antes do noivo, também já teve casamento sem cortejo e tudo bem se fizer sentido pro casal. Porque se tem um dia na vida que TUDO, absolutamente TUDO tem que conversar com a essência de vocês, é o dia do casamento. Ah, e tem uma informação muito importante a ser dita aqui: cortejo não tem protocolo. Existe sim “o mais comum”, “o mais usual”, mas não existe uma regra ou sequência a ser seguida obrigatoriamente. Lembrando de sempre consultar seu cerimonial para qualquer ideia que vocês queiram inserir neste momento. Apesar de não existir regra no momento das entradas, os templos têm suas especificidades e estas sim, precisam ser respeitadas. Outra coisa que deve ser muito levada em consideração é o bom senso, combinado?


Vamos falar de algumas situações familiares que causam dúvidas em alguns casais. Podem existir vários outros casos específicos, mas hoje vamos falar de três situações que podem tirar o seu sono na hora de montar seu cortejo.


PAIS DIVORCIADOS QUE NÃO SE FALAM OU NÃO SE DÃO BEM


Se este é seu caso, para que seus pais se sintam confortáveis durante seu casamento, uma das opções é coloca-los na primeira fileira junto aos padrinhos. Para evitar que eles fiquem lado a lado, mas não percam seu lugar de destaque, um casal de padrinhos pode ficar entre os pais. Por vezes, este casal de padrinhos é composto por membros próximos à família, as vezes são até filhos do casal divorciado. Exemplo: O casal de padrinhos em questão pode ser composto pela irmã da noiva e o cunhado. Na hora da saída, o pai pode sair com a filha e a mãe com o genro. Assim, eles ficam confortáveis, felizes e entre família. 


PAIS CASADOS QUE FAZEM QUESTÃO DE ENTRAR JUNTOS


Eles não querem fazer aquela “troca” simbólica, onde a mãe da noiva entra com o pai do noivo. Se isso for desconfortável pra eles, ou se simplesmente eles fazem questão de entrar com seus cônjuges, uma opção é que eles entrem sim juntos e após deixar seu par no altar, volte (normalmente pela lateral da igreja), para entrar com seu filho (pro caso da mãe do noivo) e com sua filha (pro caso do pai da noiva). Aliás, quando a mãe da noiva entra com o pai do noivo, simboliza a união das famílias e quando apresentamos esta simbologia pros pais, eles gostam bastante, por vezes mudam de ideia e acabam entrando da maneira mais tradicional por sua representatividade. 


PAI DA NOIVA AUSENTE


Aqui a situação é ainda mais simples! Quer entrar sozinha? Entra sozinha! Quer entrar com sua mãe? Entra com sua mãe! Quer entrar com seu avô? Entra com seu avô! Quer entrar com sua mãe e sua avó? Entra com elas! Quer entrar com a fotografia de um ente querido? Uau, quanto significado. Já vejo você toda emocionada e vai ser lindo! Ou seja, sua entrada será incrível do jeitinho que você escolher fazê-la. 

Por agora, são essas sugestões que quero deixar pra você que está aí à caminho do altar. Lembrando que existem inúmeras situações e todas, acredite, TODAS elas são perfeitamente resolvíveis. E agora que você já sabe que não precisa ficar sem dormir porque sua família é “diferentona” ou “complicadinha”, procure seu cerimonial, compartilha sua dúvida com esse profissional, ele com certeza te ajudará a chegar na melhor saída.  


Desencana do cortejo e segue o baile! 

Pra mais dicas leves e divertidas sobre o cortejo é só clicar no vídeo. 

Um beijo grande, sucesso total no seu grande dia e fica com Deus.







Jacy Braz Cerimonialista na M&J Cerimonial e Eventos

Especialista em Gestão de Eventos

Life Coach

Coach de Noivas


E-mail: contato@mejeventos.com.br

Whats: (84) 99904-9478

Fone: (84) 98644-9528

M&J Cerimonial e Eventos
http://www.mejeventos.com.br